Mas quem era Santo Estevão?
Santo Estêvão foi um dos sete homens escolhidos pelos discípulos, pouco depois da ressurreição de Cristo, para cuidar da distribuição da assistência às viúvas da igreja, a fim de que os próprios apóstolos pudessem ficar com o tempo mais livre para as sua tarefas espirituais.
Estevão era um desses diáconos e era alguém que se destacava dos demais na fé, na graça, no poder espiritual e na sabedoria. Ele era alguém que realizava muito mais do que a obra especial que lhe fora designada, pois salientava-se entre os principais na operação de milagres e na pregação do Evangelho.
Por causa de todo esse comprometimento com Cristo, logo se tornou alvo dos judeus, que o levaram perante o Sinédrio sob a acusação de blasfêmia (At. 6:9-14). Respondeu às acusações, fazendo uma rememorização da história de Israel e, com muita intrepidez, fez um ataque aos judeus que se apegavam as tradições dos seus pais, e que haviam assassinado o Messias prometido (At. 6:15 - 7:53). Tais declarações desencadearam a fúria dos membros do Sinédrio e, quando Estevão afirmou que Jesus estava de pé, à mão direita de Deus, foi agarrado e apedrejado até morrer.